Projetos pessoais
Grito Literário
Falta de tempo, acesso e experiências positivas afastam os jovens do universo literário. Nossa ideia? Criar um movimento pra ocupar espaços públicos da cidade com a 6ª arte.
Ao longo de um ano, o Grito ocupou 7 praças de São Luís, a maioria delas na periferia. A ideia era simples: levar o máximo de atividades que estimulassem a leitura e escrita entre crianças e jovens da cidade.
A programação incluía: contação de histórias para crianças, troca e venda de livros a preços simbólicos, sarau de poesia, oficinas, roda de conversas com autores maranhenses, varal literário, entre outros. Também realizamos mobilização na comunidade pré-evento e multirão de limpeza nos espaços.
Tenho orgulho de dizer que o Grito revelou e ampliou a voz de uma nova geração de artistas. Também contribuiu para a curadoria do livro Subversilha (de Brenda Maciel) e para a literatura da cidade.
Foi no movimento que me interessei por comunicar, entrei num relacionamento sério com a escrita
e aprendi que as melhores ideias vêm do coletivo. É o meu maior case de sucesso <3
Nosso lugar de todos
O Centro de Cultura Casa d’Arte nasceu do sonho de um poeta nordestino. Para apresentá-lo às pessoas em um evento nacional, escrevi um cordel em parceria com a gestora do local, Luzenice Macedo.
O Casa d'Arte é um centro cultural localizado em Raposa (MA), idealizado por artistas para inspirar, criar, expor, registrar e difundir a cultura em todas as suas manifestações. É pautado no conceito de redes colaborativas, construindo um modelo singular que valoriza a economia solidária, a autonomia e a arte. Pra saber mais, chega no www.casadarte.art.br
Cor coração ausência crua
No auge da pandemia, em 2020, a escrita livre me acolheu. Desse turbilhão nasceu essa zine, publicada pela Aliás Editora, coletivo editorial nordestino focado em mulheres.
Vá clicando em cada imagem para ler!
Instituto Maranhão Sustentável
Mais que Organização Social, o IMAS é inspiração para o mundo. Sou voluntária desde 2018 atuando na comunicação das suas ações em bases sustentáveis para comunidades sociovulneráveis.
Destaque para o projeto ARQUITETAS EM CASA, que realizou capacitação em soluções tecnológicas e de baixo custo de construção sustentável. O projeto alcançou a semifinal do Prêmio Brasil Criativo e ficou entre as 10 Soluções Inovadoras que contribuem para os ODSs (GT da Sociedade Civil da Agenda 2030 e Instituto Democracia e Sustentabilidade).
Coletivo Fridas
Fui co-fundadora e membra do Coletivo Fridas, organizando movimentos e ações pelos
direitos das mulheres e feminismo (2014-2016)